Calo, olho de peixe e pés rachados

Calo, olho de peixe, pés rachados – Parte 2

Na parte 1 entendemos que as agressões que nosso pés sofrem diariamente dão origem a estes comuns incômodos, através do espessamento da pele. Agora você deve estar se perguntando: e como eu trato?

O tratamento pode envolver o uso de medicamentos ceratolíticos ou a remoção mecânica. Tanto um quanto outro somente podem ser indicados e realizados por profissionais especializados. Entenda como são feitos e prós e contras de cada um:

Ceratolíticos

Profissional: médico dermatologista

Como é feito: a partir da avaliação o médico prescreve o creme (manipulado ou de marca específica) que aos poucos remove o excesso de camadas de queratina.

Tempo de tratamento: longo, podendo durar de semanas a meses, com aplicações em intervalos regulares, podendo ser diárias.

Mecânico

Profissional: Podiatra

Como é feito: a partir da avaliação o podiatra com o auxílio de instrumentais e técnicas específicas desbasta as áreas de hiperqueratose e remove os calos.

Tempo de tratamento: uma ou mais sessões, dependendo da quantidade de áreas a serem tratadas.

Como eu evito?

A hidratação diária dos pés é o primeiro cuidado para evitar a formação de hiperqueratose. É também indicado fazer semanalmente uma hidratação mais profunda, aplicando um creme hidratante antes de dormir, envolvendo com filme plástico (aquele de alimentos) e colocando uma meia para que o filme não seja removido enquanto dormimos. A “embalagem” só deve ser retirada no dia seguinte, momento que podemos aproveitar e usar um creme esfoliante para retirar o excesso de queratina que “amoleceu” durante a noite. Mas atenção: DELICADAMENTE; caso contrário o esfoliante pode acabar causando microfissuras! Após remover o creme e enxugar, aplique o hidratante de sua preferência. Você sentirá os seus pés fininhos e macios!

O uso de sapatos fechados e confortáveis evitam o atrito e diminuem a pressão e impacto gerados pelo apoio do peso do nosso corpo ao caminharmos.

Outro fator importante é corrigir a pisada e o posicionamento dos pés. Para isto podemos utilizar órteses ou palmilhas especialmente confeccionadas para este objetivo. Estas são projetadas por um profissional especializado, por exemplo um podiatra , partindo da avaliação dos pés.

Agora que você já sabe como resolver estes problemas, agende sua consulta para deixar seus pés cada vez mais lindos e saudáveis!

#boracuidardospés

Parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *