Educação em Diabetes

Educação em Diabetes

Educação em Diabetes

Educação em diabetes é o processo de desenvolvimento de habilidades para o autocuidado, visando otimizar o controle glicêmico e desta forma, prevenir as complicações. Para isto, utilizamos ferramentas individualizadas para cada paciente para atingir as metas estabelecidas em cada etapa do tratamento. A Educação em Diabetes é, portanto, a principal ferramenta para a garantia do autocuidado que permitirá o autocontrole por parte do paciente.

Quando é necessária?

Como principal ferramenta na prevenção das complicações decorrentes do Diabetes, a Educação em Diabetes deve iniciar a partir do momento do diagnóstico. Para isto, os profissionais de saúde, pacientes e seus familiares devem estar engajados, pois as estratégias auxiliarão a pessoa com diabetes a lidar com o universo de informações sobre a doença, os recursos para tratamento e controle adequado, compartilhar conhecimentos para melhor gerenciamento do diabetes, e desta forma promover as habilidades necessárias para o autocuidado.

Para que serve?

Os principais objetivos da educação em diabetes são:

  • Reduzir as barreiras entre indivíduos com diabetes, seus familiares, comunidade e profissionais de saúde;

  • Capacitar o indivíduo com diabetes para o autocuidado;

  • Melhorar o controle dos níveis de glicose no sangue;

  • Prevenir ou retardar as complicações do diabetes mal controlado;

  • Proporcionar qualidade de vida.

Para alcançar estes objetivos, as estratégias adotadas devem ser centradas no paciente, levando em consideração seus hábitos, sua inserção na comunidade, sua rede de suporte, sua capacidade de compreensão e de execução dos cuidados, além de aspectos emocionais. Ou seja, o Educador em Diabetes é um profissional especializado.

O profissional de saúde educador em diabetes deve ser devidamente capacitado para oferecer ao paciente uma abordagem ampla, que envolva componentes do cuidado clínico, incluindo a promoção da saúde, o gerenciamento do cuidado e as atualizações técnicas relativas a diabetes mellitus, sempre tendo como objetivo desenvolver a autonomia do paciente para o autocuidado.

Segundo o doutor Christopher Saudek, diretor do Johns Hopkins Diabetes Center, “nenhuma ferramenta de manejo do diabetes – nenhuma medicação oral, insulina ou dispositivo médico – é tão importante quanto os serviços de um educador em diabetes”.

Veja também o Artigo Diabetes – Prevenindo Complicações

#diabeteseducacaoetudodebom

1 comentário

  1. Muito obrigado pelo artigo informativo! Eu estava procurando maneiras de aliviar a minha dor muscular sem medicamentos fortes. Para mais dicas de saúde natural, confira https://remediopara.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *