Intertrigo Parte 2: entenda e saiba como tratar
Na parte 1 fomos apresentados ao intertrigo, e já sabemos que a umidade e atrito são os agentes causadores deste problema. Agora, acompanhe dicas de cuidados para prevenir e tratar.
Como eu evito?
É importante lembrar que o excesso de umidade nas regiões de contato entre duas superfícies é o fator que causa o intertrigo. Portanto, manter estas regiões secas e protegidas do atrito é fundamental.
Alguns cuidados diários como secar bem estas regiões após o banho, não utilizar tecidos sintéticos, no caso dos pés evitar o uso de sapatos fechados por períodos prolongados, devem fazer parte da nossa rotina.
Mas a proteção da pele do contato com umidade e atrito pode ir além. Para isto existem produtos chamados de “formadores de barreira”, os quais podem ser usados tanto para prevenção quanto para tratamento, desde que não haja infecção no local. Estes podem ser em spray, creme ou pó.
Como eu trato?
Como já vimos, os formadores de barreira são uma opção para o tratamento do intertrigo caso não haja infecção associada.
Em situações nas quais o comprometimento vai além da Epiderme (camada mais superficial da pele) é necessária a indicação de coberturas (curativos) específicos, com propriedade não somente protetora, mas também absorvente, e por vezes, associado a antimicrobianos tópicos para o controle de infecção.
Em algumas situações pomadas que contenham corticoides ou antibióticos também podem ser utilizadas.
Para definir o tratamento mais adequado, um especialista deve ser consultado.
Agora que vocês já sabem como prevenir e qual profissional procurar para o tratamento, bora cuidar da pele!!!
#boracuidardapele!