Em meio à Pandemia COVID-19, nos deparamos com inúmeras mudanças. Estas incluem os hábitos que devemos incorporar em nossa rotina para prevenir a contaminação e adoecimento.
As principais medidas para prevenção, que devem se tornar hábitos são:
-lavagem freqüente e rigorosa das mãos,
-quando não possível o uso de preparações alcoólicas para higienização,
-praticar a etiqueta respiratória,
-o distanciamento social,
-o uso de máscaras,
-evitar aglomerações.
Mas para além destas medidas, os profissionais da saúde devem usar o EPI adequado para não se contaminarem ao assistirem os pacientes. E com isto, nos deparamos com um fenômeno recente, o desenvolvimento de Lesões por Pressão em profissionais da saúde relacionados ao uso prolongado dos EPIs. As marcas deixadas no rosto destes profissionais foram registradas e estampam a capa da revista TIMES, na qual nós, profissionais da saúde fomos eleitos a personalidade do ano.
Em meio à rotina de trabalho e a atenção triplicada no atendimento para enfrentamento à Pandemia, precisamos nos atentar ao self-care, a cuidarmos de nós, para não adoecermos. Afinal de contas, cada profissional que adoece, é menos um profissional no atendimento à população.
Neste vídeo falo sobre este fenômeno recente, as Lesões por Pressão relacionadas ao uso de EPIs e como fazer a prevenção.