paroniquia

Paroníquia

Já ouviu falar? Sabe do que se trata? Sabia que é extremamente comum? Não? Então acompanhe este Feed.

Certamente você  conhece alguém que teve ou você  mesmo já  teve o famoso unheiro. A Paroníquia, ou popularmente conhecido como unheiro,  é a inflamação da pele em torno da unha.
Esta inflamação acontece como uma resposta do organismo à  uma agressão, que pode ser pela própria  perda  da cutícula  (por traumatismo, por exemplo quando removemos com alicate e arrancamos aquele “bife”) ou pela penetração  de produtos ou mesmo microorganismos entre a pele e a unha. Esta invasão  só acontece quando estamos desprotegidos, ou seja, sem o eponíquio (a famosa cutícula).

A cutícula  é  a proteção natural da nossa unha, e assim como nossos pêlos,  tem a função de proteger nossas unhas. Porém,  por motivos estéticos,  insistimos em removê-la. O que não sabemos é que além de deixarmos nossas unhas desprotegidas, cada vez que cortamos a cutícula,  estimulamos o seu crescimento, ou seja, ela vai ficando cada vez maior.  Mas além disso, existem riscos ainda maiores envolvidos na remoção da cutícula. Mas estes riscos e como cuidar da sua cutícula  para mantê-la saudável, bonita e curtinha, são assuntos  para o próximo  Feed. 

Então,  sem esta proteção  natural, ficamos expostos à ação de agentes agressivos  que desencadeiam o processo inflamatório, que causa vermelhidão,  inchaço,  dor e calor local. Além destes sintomas, caso haja penetração de microorganismos, uma infecção pode se instalar. 

Quando a paroníquia ocorre com muita frequência ou torna-se um processo longo sem resolução, alterações  nas unhas podem ocorrer.


Tratamentos

Como eu evito?

O principal cuidado para evitar a paroníquia é não remover a cutícula. Aí você  vai me perguntar” mas é aí,  vou ficar com a unha horrível,  com aquela cutícula enorme, horrorosa?”. Claro que não! Acompanhe os próximos Feeds  que vamos conversar mais sobre o assunto.  

Outro cuidado é evitar o contato com água e produtos químicos, pois o local úmido  o tempo todo, favorece a proliferação  de fungos, que podem desencadear a paroníquia,  bem como os agentes químicos agridem a pele, podendo por este motivo causar a inflamação  local ou mesmo vir a romper a pele, abrindo uma porta de entrada para os microorganismos.

Mas mesmo não removendo a cutícula, existem algumas profissões  que apresentam um risco aumentado à  ocorrência de paroníquia. São aquelas que têm muito contato com a água, como copeiras, lavadeiras. É importante para estes profissionais proteger suas mãos com luvas de borracha.

E como eu trato?

Um especialista pode indicar cuidados e tratamentos tópicos, que vão  desde pomadas contendo  corticoides, até  antibióticos, ou mesmo realizar o tratamento com laser, para tratar a inflamação  e infecção.

Quando há  formação de abscesso, um médico dermatologista poderá drenar drenar o abcesso, removendo o pus formado.

Agora que vocês já sabem o que é paroníquia, como  prevenir e como um especialista pode te ajudar, bora se cuidar cuidar!!

 

Até o próximo FEED!

 

#boracuidardacutícula!

2 comentários

  1. Estou extremamente com essa informação e entrar a unha e a pele do dedo e saí secreção de pus..meu Deus

  2. Olá, Merilandia! Recomendo que você procure urgente um especialista! Eu uso Laser e coberturas especiais impregnadas com antimicrobiano para o tratamento, pois reverte o quadro rápido sem precisar de antibióticos orais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *